ago 222011
 

Uma imagem que não tem preço…

Sabia_pintainhos_ave_passaro_filhote_femea_mae_pai_cria

Apesar de não serem dotados de razão e, portanto, incapazes de entender uma doutrina, os animais aprendem como se tivessem uma escola de ensino. Há entre eles um forte relacionamento instintivo, pelo qual uns transferem aos outros as experiências adquiridas.
Por exemplo, num determinado momento, a águia começa treinar seus filhotes a lançarem-se nas primeiras tentativas de vôo; a leoa transmite à sua cria lições práticas de caça; e os insetos são alvo do instinto materno da galinha, quando estimula seus pintainhos a encontrar alimentos.
Num plano superior, isto ocorre também com o homem, ser inteligente e possuidor de um nobre instinto de sociabilidade. No colo da mãe, a criança recebe as primeiras lições: no modo de ser abraçada, beijada, acariciada… ela vai adquirindo as primeiras noções sobre o convívio social. Depois, no trato com os irmãos e parentes mais próximos, observando seus modos e costumes, ela assimilará o estilo próprio à sua família. E só muito mais tarde chegará a ocasião propícia para uma formação doutrinária e metódica.
Assim também procedeu Jesus com seus Apóstolos e com seu povo. Ele mesmo se comparou às aves para nos mostrar todo o seu amor: “quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas” (Mt 23, 37).

(Mons. João Scognamiglio Clá Dias. O Sermão da Montanha. Comentário ao Evangelho do 6º domingo do tempo comum. Revista Arautos do Evangelho. n. 25. fev. 2004. p. 7).

  4 Responses to “Mãe é mãe mesmo…”

  1. Li e gostei. Achei maravilhoso a beleza da natureza. até os animais têm disciplina no amor. O instinto materno não tem frotneiras. Parabéns. Tudo o que vem da natureza é admirável, porque a obra do Criador é perfeita.

  2. Saudacoes em cristo jesus o comentario e que achei a foto linda da mae com os dois filhos mae e mae ao olhar chorei pois fui ao medico faser alguns exames e ele me disse tens que ter um filho quase uma obrigacao mas o pai que escolhi para faser esse filho ja tem dois e me disse so queria um veio dois e com certeza nao sou eu a mae olho o que estou passando tenho que ser mae mas nem ao menos sei se o cara me quer para estar ao lado dele e de seus dois filhos nesse tempo que passou faz 29 anos e eu Rosana estou esperando por a vontade divina so Deus pode me levar ate ele e trazer ele para min so sofro e choro faser o que o amor e assim forte e firme nao desiste nao desanima perciste e igual a fe ama sem ve e um amor puro e verdadeiro ao Deus da paz e do AMOR….

  3. Que exemplo magnifico.

  4. lindo mae e mae mesmo, pena que os filhos muitas vezes sao ingratos so olham para si e seus proprios interesse

Obrigado por seu comentário!