jul 142011
 

A Ordem do Carmo, originalmente chamada Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, surgiu no final do século XI, na região do Monte Carmelo, junto à fonte e a gruta de Santo Elias, na época em que os cruzados dominavam a terra santa sob o estandarte do Reino Latino de Jerusalém.

Seu carisma sintetizava-se na vida eremítica de oração e silêncio. Posteriormente, a Regra do carmo foi sistematizada por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, e aprovada pelo Papa Honório III em 1226 a pedido de São Simão Stock.

Nossa_Senhora_Carmo_Simao_stock_Our_lady_of_carmel

Com a invasão dos sarracenos comandados por Saladino, a ordem viu-se na obrigação de transferir-se à Europa. Os carmelitas consideram a Santo Elias o fundador da ordem assim como “fundador da vida religiosa” (SMET, 1987, p. 12).

Após um período de florescimento seguido de decadência, a ordem foi reestruturada pela ação de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, do qual derivou o ramo dos carmelitas descalços.

Como os dominicanos e os franciscanos a ordem se caracteriza pela vida de profissão radical dos conselhos evangélicos especialmente da pobreza, mas também com um  forte caráter evangelizador. Na era das navegações os carismas franciscano, dominicano e carmelita obtiveram grande sucesso na evangelização da América e do oriente (ROPS, 1999).

Tópicos relacionados

História do Escapulário do Carmo

_____

SMET, Joaquim. Los carmelitas. História de La Orden Del Carmen. T. 1. Madrid: Bac, 1987.

ROPS, Daniel. A Igreja das catedrais e das cruzadas. São Paulo: Quadrante, 1993.

  One Response to “Carmelitas ou Ordem do Carmo”

  1. Olá,

    Estive no Monte Carmelo, e gostaria de saber a traduçao da frase na gruta de Elias.
    Obrigado, Ille

Obrigado por seu comentário!