Quem somos?

 

Movidos pela beleza e precisão da língua latina, alguns estudantes do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA), localizado em São Paulo, realizaram uma iniciativa inédita no Brasil: um site escrito em latim.

Durante séculos o latim foi o idioma do mundo. Originária de um povo residente no Lácio, uma província Italiana, a língua de um povo subjugado passou a ser adotada pelos conquistadores romanos.  O Império Romano, e consequentemente o latim, se difundiu por quase toda a Europa, norte da África e parte do Oriente Médio.

Após a queda do Império dos Césares e as províncias romanas cederem lugar aos reinos germânicos, o latim foi mantido como língua da cultura. Os mosteiros cultivavam o idioma de Cícero não somente nos ofícios litúrgicos, mas também na transmissão das ciências humanas. Durante toda a Idade Média e grande parte da época moderna, o latim foi usado como língua dos professores universitários. Os grandes pensadores escreviam tratados de medicina, física, teologia e direito em latim.

Com o advento da modernidade, especialmente com a consolidação dos movimentos nacionalistas, todos os povos ocidentais passaram a adotar a língua nacional para o magistério e administração estatal. Dir-se-ia que o latim entraria para o inglório ocaso de sua longa História.

No entanto, o latim resistiu nas cátedras universitárias e permaneceu como língua oficial da Hungria até o século XIX. Hoje, o latim não se restringe a ser apenas a língua oficial do pequeno estado do Vaticano, mas seu alfabeto é usado por mais da metade da população mundial. Não há continente que não possua países que usem uma língua românica – especialmente espanhol, português e francês – como idioma oficial. O idioma é considerado por muitos autores como a principal fonte linguística da cultura ocidental.

Também a Internet é um lugar propício para a difusão do latim. Finlandeses, alemães, italianos, norte-americanos, chilenos e poloneses procuram ainda hoje conservar o latim como língua viva.

Unindo-se aos esforços dos amantes da língua de Cícero, Horácio e Virgílio, alguns professores e estudantes residentes no Brasil e membros do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA), procuram difundir na rede mundial artigos, notícias e escritos na língua dos Padres Latinos da Igreja.

  7 Responses to “Quem somos?”

  1. Boa noite,

    Chamo-me Hamilton. Resido em Franca, 440 km da Grande São Paulo, próxima de Ribeirão Preto. Ela é conhecida como a capital do calçado masculino.
    Bem, navegando na internet, deparei-me com este site muito interessante, pois sou professor de latim, além de inglês, alemão e esperanto. Não é fácil encontrar um site como esse sobre o latim, mesmo porque o latim ainda é bem fraco no Brasil, pois lá fora é bem difundido.
    Ministro aulas em uma escola de idiomas e também em um seminário aqui em Franca.
    Espero manter contato com vocês.
    Obrigado.

  2. Senhores,
    Meu nome é Gerson de Ramos Sebaje, tenho 62 anos, sou aposentado, e estou interessado em conhecer as condições para realizar o curso básico de latim do ITTA.Como devo proceder? Obrigado. Gerson.

    • Caro sr. Gerson,
      Salve Maria!
      Por hora, o curso de latim do ITTA é dirigido aos membros da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli que habitam na Casa de Formação São Tomás de Aquino em São Paulo.
      Que Deus lhe ajude muito!
      Latine

  3. Louvor a Deus!
    Caríssimos irmãos em Cristo Jesus,
    Imensa dádiva do Bom Deus, sinal claro da vossa obediência à Santa Madre Igreja e ao nosso amado Papa Bento XVI. Nosso Senhor os abençoe sempre!
    Aproveito a oportunidade para desejar-lhes um Feliz, Santo e Abençoado Natal junto à Sagrada Família.
    Solange

  4. Parabens pelo site.
    Sou amante da lingua latina e catolico. Este site é um incentivo ao aprendizado da lingua latina,que foi retirado lamentavelmte do ensino secundario.
    Sou catolico e gostaria muito de incentivar aos brasileiros o conhecimento da nossa lingua mãe.
    Abraços a todos.

  5. Boa tarde

    Tenho 2 filhos pequenos. Quero ensinar-lhes o latim, eles de 9 anos e 6 anos, como posso começar. Sou da cidade de Piracicaba-SP

    • A educação infantil bilingue ou trilingue tem vantagens enormes para a criança. Ela desenvolve uma parte do cérebro que fica por assim dizer “inativa” para quem só fala ou conhece uma língua. Acho que além de português convém estimular seu filhos a aprender inglês. O latim também é interessante porque tem várias vantagens para a ordenação do pensamento. Acho que você pode ensinar pequenas frases ou palavras para eles.
      Latine

Obrigado por seu comentário!