fev 232012
 

8 motivos para estudar latim

037_20071016_gk51. A língua latina passou para a História como o idioma no qual a maioria dos autores clássicos, medievais e modernos escreveram suas obras. Desde os antigos (Sêneca, Cícero, Terêncio e Júlio César) passando pelos medievais (Santo Agostinho, Santo Isidoro, São Tomás de Aquino e São Anselmo) até os modernos (Isaac Newton, Descartes, Erasmo, Copérnico, Francis Bacon e Thomas Morus) legaram à humanidade obras em latim. Inclusive Nietzsche tem livros e frases famosas em latim.

2. Essa língua é considerada uma das maiores fontes do conhecimento ocidental em diversas disciplinas como teologia, história, direito, filosofia, poesia e ciências biológicas, físicas e químicas. O conhecimento do latim dá acesso à fonte original do pensamento contemporâneo. Sem o conhecimento ainda que básico desse idioma não pode haver pesquisa e pensamento profundo.

3. O latim é a língua da qual derivou as línguas romances, isto é, o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno. A aprendizagem do latim facilita a compreensão e o aprofundamento das línguas românicas. É a origem do português, a língua de nossa pátria.

4. Segundo diversos pesquisadores que com seus estudos confirmaram o senso comum dos nossos antepassados, a língua latina desenvolve o raciocínio abstrato e analítico por causa do uso das declinações. Cria o hábito da análise sintética durante a leitura e a fala, tornando gradualmente o pensamento mais organizado ao disciplinar a mente.  Segundo alguns confere maior clareza de julgamento.

5. Aumenta a capacidade de concentração e proporciona maior agilidade mental. De tal forma o latim é benéfico para a vida intelectual que ainda hoje em países de fala alemã, se estuda o latim.

6. O Direito Romano é o fundamento dos princípios que regem a legislação atual. Não é preciso explicar a importância do latim para o jargão de um estudante ou docente de direito.

7. Para um católico, o latim se torna ainda mais necessário, pois com exceção da Bíblia, as fontes teológicas, ou seja, os documentos pontifícios e a maioria dos escritos patrísticos, foram escritos em seu original na língua latina.

8.  A liturgia do Rito Latino assim como o cântico gregoriano foram escritos originalmente em latim.

  5 Responses to “8 razões para aprender latim na atualidade”

  1. Salve Maria!
    Bom, vou estudar latim na faculdade,terei que me aprofundar em parte do latim e queria saber que parte é melhor (mais gostoso de aprender): a linguistica ou a literatura ou a tradução?

    • Isso dependerá de seu feitio de espírito. Deixe-se levar pelo que lhe atrai no latim. O jeito mesmo é começar e ir vendo o que você gosta. Dê uma olhadinha em vários livros e veja qual que lhe agrada mais.
      Há gente que gosta de algo mais intuitivo, há outros que gostam de algo bem explicadinho. O melhor para você só você poderá responder. Analise a si mesma.

  2. Gosto do latim não exatamente pelo conceito aproveitamento para a carreira, mas caso venha a acontecer, eu terei o maior prazer em utilizar. O latim pra mim é como se fosse uma ligação com aquilo que ainda desconheço do passado, e aprender latim me faz sentir que é parte do que ainda preciso para o que estou prestes a vivenciar. O importante pra mim é mesclar o universo que vem se formando dentro de mim, uma força que ainda não sou capaz de compreender ao todo, mas que é a mesma força que me auxilia e me orienta para trilhar o caminho que por algo razão, me torna uma pessoa completa e melhor para mim e para o universo.

  3. Gosto do latim não exatamente pelo conceito aproveitamento para a carreira, mas caso venha a acontecer, eu terei o maior prazer em utilizar. O latim pra mim é como se fosse uma ligação com aquilo que ainda desconheço do passado, e aprender latim me faz sentir que é parte do que ainda preciso para o que estou prestes a vivenciar. O importante pra mim é mesclar o universo que vem se formando dentro de mim, uma força que ainda não sou capaz de compreender ao todo, mas que é a mesma força que me auxilia e me orienta para trilhar o caminho que por algo razão, me torna uma pessoa completa e melhor para mim e para o universo.

Obrigado por seu comentário!